LIVRO DO MÊS DE JUNHO.

O País das Neves

Autor: KAWABATA, YASUNARI
Editora: ESTAÇAO LIBERDADE

A primeira versão desta obra foi publicada originalmente em 1937, mas foi apenas dez anos depois, já influenciado pelos acontecimentos da Segunda Guerra, que o escritor japonês terminou a versão final deste romance sobre o amor espontâneo e sem nenhuma esperança de retribuição. Neste livro, de grande repercussão no Japão e no exterior (inclusive com adaptações para o cinema), Kawabata expõe a densidade e as contradições das relações humanas por meio do encontro entre Shimamura, um culto senhor de posses, Komako, uma gueixa das montanhas, e Yoko, uma bela jovem provinciana, trazendo ao leitor um texto comovente e lírico ao extremo. Em vez de provocantes paixões, o desperdício do amor e o sacrifício pessoal dos personagens conduzem-nos a uma atmosfera gélida, com pinceladas de forte afetividade, em que o branco da neve e o frio penetrante contribuem para dar o tom melancólico da narrativa. Não à toa; a estação termal de Yusawa, que o escritor visitou pela primeira vez em 1934, serviu de inspiração para a criação do cenário onde a história se passa.

Prêmio Nobel de 1968, Yasunari Kawabata é considerado um dos representantes máximos da literatura japonesa do século XX. Nascido em Osaka em 1899, interessou-se por livros ainda adolescente. Estudou literatura na Universidade Imperial de Tóquio e foi um dos fundadores da Bungei Jidai, revista literária influenciada pelo movimento modernista ocidental, em particular o surrealismo francês. Kawabata suicidou-se em 1972.

Disponível nas melhores livrarias do ramo.

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Chantal
    maio 19, 2010 @ 13:13:31

    Muito interessante a explicação do livro. Adquiri-lo-ei!
    Um pequeno e doloroso adendo deve ser feito: nem Príncipe nem eu estaremos disponíveis neste fim de semana. Receberemos um casal de amigos que não víamos há muito tempo, e por isso iremos ciceroneá-lo sábado e domingo.

    Perdões sinceros…

    Responder

    • laszlo kovacs
      maio 21, 2010 @ 23:01:48

      Simplesmente inaceitável!! Vocês vão faltar ao evento duplo mais importante do ano: É uma reunião do clube do livro e comemoração ad hoc do aniversário da Lílian. Esse tipo de atitude enfraquece o grupo e representa uma ameaça que deve ser combatida de acordo com todo o rigor das regras Draconianas deste Club.

      A Assembléia está convocada.

      Vocês serão notificados da decisão e da punição.

      Beijo na Érika, porque, afinal, ela vai estar em SP APENAS no sábado à noite…

      Responder

  2. Lílian Melim
    maio 19, 2010 @ 14:37:56

    Sentimos muito.

    Responder

  3. Trackback: Encontro de junho: DEFINITIVO « Le Club du Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: